top of page
  • Foto do escritorIbestSec

Quem precisa de uma VPN em 2020?


Muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena ou não ter uma Virtual Private Network, a famosa VPN. O serviço, que tem a capacidade de mascarar seu IP, é um produto de privacidade que criptografa sua conexão para você conseguir navegar na internet sem medo de ter suas informações interceptadas.

A partir do momento em que você ativa a VPN no PC ou em um dispositivo móvel, seus dados ficam seguros enquanto trafegam pela rede, mesmo que ela seja pública. Além disso, o serviço permite que você acesse conteúdos de sites e aplicativos internacionais bloqueados por aqui.

Entenda melhor como a VPN funciona, se ela vale a pena e para quem ela é útil.


Como funciona uma VPN?

Quando você utiliza a Internet, todas as informações que saem do seu computador viajam até um servidor. Sem uma VPN, essa viagem é perigosa: cibercriminosos podem interceptar o caminho de conexão para obter seus dados e informações confidenciais. Seu provedor de internet pode espionar suas atividades online e vender os dados dos sites que você visita a terceiros. Se eles detectarem que você está assistindo streamings de terceiros, eles podem intencionalmente reduzir a velocidade da sua conexão. Além disso, provedores de internet podem ainda compartilhar com governos suas atividades online.

Com a ativação de uma VPN, a situação é diferente. Atuando como um túnel, o serviço criptografa seus dados e faz com que eles cheguem de maneira segura no servidor de destino. 


Custo-benefício

Alguns fatores fazem com que a utilização de VPN se torne mais atrativa financeiramente para as empresas do que as demais soluções existentes. A rede privada exige um investimento financeiro bastante reduzido, se comparado ao dos links dedicados, e seu custo-benefício aumenta ainda mais à medida que a distância entre os pontos de conexão aumenta. A expansão do número de pontos conectados à rede também acontece sem necessidade de investimento em infraestrutura. Outro facilitador é o fato de que uma VPN é suportada por uma rede existente em praticamente todo o mundo, a internet, o que reduz significativamente os gastos com instalação e manutenção.

Na hora de escolher a melhor VPN para o seu computador ou dispositivo móvel, já desconfie de VPNs gratuitas: se o serviço não tiver custo, o aplicativo terá de vender os seus dados para terceiros, seu tráfego será analisado e informações relevantes serão vendidas. Sem você perceber, seus dados não estarão mais protegidos como você gostaria que eles estivessem. Aí você já viu: é trocar seis por meia dúzia. 

Para escolher uma VPN segura, é bom confiar em uma empresa já consolidada no mercado.


Como implantar uma rede VPN

Apesar da facilidade para utilização de uma rede VPN, sua implantação em uma empresa demanda o envolvimento de profissionais com bom domínio de protocolos, IPs, máscaras de rede e gateways. Uma equipe com bons conhecimentos desses e de outros temas de redes será capaz de desenvolver estudos de viabilidade, elaborar um projeto e implantar sua rede VPN levando em consideração as características da rede corporativa, a localização geográfica das unidades e escritórios, os deslocamentos realizados e a complexidade da necessidade por segurança da informação.

Atualmente, muitas empresas utilizam a VPN para dar acesso remoto aos seus funcionários. O acesso móvel é cada vez mais comum e exige políticas e regras de segurança bem estruturadas. Outra maneira bastante eficiente de permitir esse acesso remoto é utilizar soluções de cloud computing seguras e adequadas para o seu negócio.


Saiba mais sobre cloud server, entre em contato conosco.

FONTE: Tecmundo


0 comentário
bottom of page